O QUE É A ISO?
A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, traduzindo ISO significa “IGUALDADE”. É uma organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 160 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja continuamente melhorada e padronizada.
O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é garantir que o seu provedor fornecerá produtos ou serviços com qualidade de forma consistente e repetitiva de acordo com as suas especificações.
A ISO 9001 está presente em mais de 1 milhão e 200 mil empresas em todo o mundo, garantindo a estabilidade das mesmas nesse cenário empresarial, cada vez mais competitivo.
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida, presente em mais de 130 países. Essa norma foi desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio socioambiental.
O foco da ISO 14001 é a identificação e o gerenciamento de aspectos e impactos ambientais, do processo produtivo e da prestação de serviços. A elaboração de um programa para reduzir esses impactos, através de controles, metas e monitoramento junto a organização. É desenvolver e entregar um produto ou serviço que atenda as expectativas e necessidades estabelecidas pelos clientes, respeitando o meio ambiente.
Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seus negócios, que impactam no meio ambiente. E a partir desta identificação, atender a legislação de forma a acabar ou mitigar estes impactos.
A sociedade tem se conscientizado sobre a importância do meio ambiente, a escassez de recursos naturais vêm influenciando cada vez mais as organizações a contribuírem de forma compromissada na redução dos impactos ambientais gerado pelo seus processos e a ISO 14001 atende muito bem a necessidade de estar conforme com as exigências ambientais.
A OHSAS/45001 é uma “especificação” da série de Avaliação da Segurança e Saúde no Trabalho (Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS). Traduzida, em resposta à demanda de clientes por uma norma reconhecida para gerenciar, estabelecer uma Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, com base na qual seus sistemas de gestão possam ser avaliados e certificados.
Essa especificação, OHSAS/45001, envolve compromisso com a segurança, saúde e higiene no ambiente de trabalho, a qual foi desenvolvida de forma a se integrar com as normas ISO 9001(Qualidade) e ISO 14001(Meio Ambiente).
Portanto as organizações que possuem um Sistema de Gestão da Qualidade terão maior facilidade na hora de implantar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Este Programa surgiu em 1950, no Japão, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão que se instalou no país após a 2ª. Guerra Mundial.
O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador de empresas e da própria economia japonesa que até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
Com Objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentar a segurança e organização nas frentes de serviços, permitir a integração com as normas de qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, proporcionando garantia dos serviços prestados.
Os 5S´s foram interpretados como sensos porque refletem melhor a idéia de mudança comportamental
É preciso “sentir” a necessidade de fazer. Assim adotou-se:
Rotinas Trabalhistas
Cálculos Trabalhistas
Desenvolvimento de Lideranças e Motivação de Equipes
Auditorias
Gestão por Competências e Eficácia nos Treinamentos
Implantação de Ações Preventivas para Evitar Passivos Trabalhistas e Previdenciários.
Com corrupção que infelizmente tornou-se destaque no Brasil nos últimos anos, a nossa Pátria é rotulado como o país do “jeitinho brasileiro” que infelizmente nada mais é, do que o jeito fácil de conseguir e manter um serviço ou produto sem qualidade e com valores superfaturados. E a ferramenta facilitadora dessa prática é o dinheiro ilícito. É notório que a corrupção é contrária a Qualidade, uma vez que as pessoas que se submetem ao suborno, a corrupção, não estão preocupadas com o que estão adquirindo, seja produtos ou serviços, o que está sendo negociado é a vantagem que tal aquisição irá lhe render.
No cenário onde há suborno a qualidade não é desejada.
Na tentativa de coibir tal prática, em 2013 foi sancionada a Lei 12.846, que estendeu as empresas a responsabilidade pelos atos de corrupção praticados contra a administração pública nacional ou estrangeira, seja pelo seus colaboradores, prevendo punições. As quais estabelecem multas equivalente até a 20% do faturamento das empresas, obrigando o ressarcimento de danos de forma mais célere, inclusive na investigação dos participantes.
Está lei é de suma importância, por isso faz parte do contrato entre as grandes empresas e seus provedores, obrigando-os a se comprometerem ao cumprimento desta Lei na íntegra.
Insta salientar que o Brasil não é o único país do mundo onde a corrupção é um problema. Os Estados Unidos da América têm uma lei que normatiza processos de anticorrupção e leniência;
No intuito de reforçar o combate ao suborno e corrupção, nasceu a norma ABNT NBR ISO 37001, para a implantação do SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO a qual foi elaborada com a participação de 80 especialistas de cerca de 50 países e 7 organizações internações, ambos com foco na transparência, na obtenção da confiança das partes interessadas. Garantindo a conformidade com a lei.
A ISO 37001 é uma norma certificável que trata de programas de compliance antissuborno.
Uma das principais diferenças entre essas normas é que a ISO 37001 é certificável, e tem como objetivo específico tratar as políticas antissuborno que integram um programa de compliance, nesse caso a ISO 19600, que visa mitigar os custos, riscos e danos decorrentes do suborno.
As empresas que adotam a ISO 19600 podem obter o selo Empresa Pró-Ética, que é baseado em pontuação, com reconhecimento nacional. Já a ISO 37001 após cumprir todos os requisitos previsto na norma, a organização poderá obter um certificado de conformidade de seu sistema que será reconhecido por organizações nacionais e internacionais.