O QUE É A ISO?

A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, traduzindo ISO significa  “IGUALDADE”. É uma organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 160 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja continuamente melhorada e padronizada.

O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é garantir que o seu provedor fornecerá produtos ou serviços com qualidade de forma consistente e repetitiva de acordo com as suas especificações.

A ISO 9001 está presente em mais de 1 milhão e 200 mil empresas em todo o mundo, garantindo a estabilidade das mesmas nesse cenário empresarial, cada vez mais competitivo.








A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida, presente em mais de 130 países. Essa norma foi desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio socioambiental.

O foco da ISO 14001 é a identificação e o gerenciamento de aspectos e impactos ambientais, do processo produtivo e da prestação de serviços.  A elaboração de um programa para reduzir esses impactos, através de controles, metas e monitoramento junto a organização.  É desenvolver e entregar um produto ou serviço que atenda as expectativas e necessidades estabelecidas pelos clientes, respeitando o meio ambiente.

Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seus negócios, que impactam no meio ambiente. E a partir desta identificação, atender a legislação de forma a acabar ou mitigar estes impactos.

A sociedade tem se conscientizado sobre a importância do meio ambiente, a escassez de recursos naturais vêm influenciando cada vez mais as organizações a contribuírem de forma compromissada na redução dos impactos ambientais gerado pelo seus processos e a ISO 14001 atende muito bem a necessidade de  estar conforme com as exigências ambientais.








A OHSAS/45001 é uma “especificação” da série de Avaliação da Segurança e Saúde no Trabalho (Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS). Traduzida, em resposta à demanda de clientes por uma norma reconhecida para gerenciar, estabelecer uma Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, com base na qual seus sistemas de gestão possam ser avaliados e certificados.

Essa especificação, OHSAS/45001, envolve compromisso com a segurança, saúde e higiene no ambiente de trabalho, a qual foi desenvolvida de forma a se integrar com as normas ISO 9001(Qualidade) e ISO 14001(Meio Ambiente).

Portanto as organizações que possuem um Sistema de Gestão da Qualidade terão maior facilidade na hora de implantar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.








Este Programa  surgiu em 1950, no Japão, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão que se instalou no país após a 2ª. Guerra Mundial.

O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador de empresas e da própria economia japonesa que até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.

Com Objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentar a segurança e organização nas frentes de serviços, permitir a integração com as normas de qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, proporcionando garantia dos serviços prestados.

     Os 5S´s foram interpretados como sensos porque refletem melhor a idéia de mudança comportamental

     É preciso “sentir” a necessidade de fazer.  Assim adotou-se:

  1. SEIRI: Senso de Utilização
  2. SEITON: Senso de Ordenação
  3. SEISOU: Senso de Limpeza
  4. SEIKETSU: Senso de Asseio/Saúde
  5. SHITSUKE: Senso de Auto-Disciplina








Rotinas Trabalhistas

Cálculos Trabalhistas

Desenvolvimento de Lideranças  e  Motivação de Equipes

Auditorias

Gestão por Competências e Eficácia nos Treinamentos

Implantação de Ações Preventivas para Evitar Passivos Trabalhistas e Previdenciários.








  • ISO 37001 – SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO

Com corrupção que infelizmente tornou-se destaque no Brasil nos últimos anos, a nossa Pátria  é rotulado como o país do “jeitinho brasileiro” que infelizmente nada mais é,  do que o jeito fácil de conseguir e manter um serviço ou produto  sem qualidade e com valores superfaturados.  E a ferramenta facilitadora dessa prática é o dinheiro ilícito. É notório que a corrupção é contrária a Qualidade, uma vez que as pessoas que se submetem ao suborno, a corrupção, não estão preocupadas com o que estão adquirindo, seja produtos ou serviços,  o que está sendo negociado é a vantagem que tal aquisição irá lhe render.

No cenário onde há suborno a qualidade não é desejada.

Na tentativa de coibir tal prática, em 2013 foi sancionada a Lei 12.846, que estendeu as empresas a responsabilidade pelos atos de corrupção praticados contra a administração pública nacional ou estrangeira, seja pelo seus colaboradores, prevendo punições. As quais estabelecem multas equivalente até a 20% do faturamento das empresas, obrigando o ressarcimento de danos de forma mais célere, inclusive na investigação dos participantes.

Está lei é de suma importância, por isso faz parte do contrato entre as grandes empresas e seus provedores, obrigando-os a se comprometerem ao cumprimento desta Lei na íntegra.

Insta salientar que o Brasil não é o único país do mundo onde a corrupção é um problema. Os Estados Unidos da América têm uma lei que normatiza processos de anticorrupção e leniência;

No intuito de reforçar o combate ao suborno e corrupção,  nasceu a norma ABNT NBR  ISO 37001, para a implantação do SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO a qual foi elaborada com a participação de 80 especialistas de cerca de 50 países e 7 organizações internações, ambos com foco na transparência, na obtenção da confiança das partes interessadas. Garantindo a conformidade com a lei.

A ISO 37001 é uma norma certificável que trata de programas de compliance antissuborno.

  • DIFERENÇA ENTRE A ISO 37001 E A ISO 19600

Uma das principais diferenças entre essas normas é que a ISO 37001 é certificável, e tem como objetivo específico tratar as políticas antissuborno que integram um programa de compliance, nesse caso a ISO 19600, que visa mitigar os custos, riscos e danos decorrentes do suborno.

As empresas que adotam a ISO 19600 podem obter o selo Empresa Pró-Ética, que é baseado em pontuação, com reconhecimento nacional. Já a ISO 37001 após cumprir todos os requisitos previsto na norma, a organização poderá obter um certificado de conformidade de seu sistema que será reconhecido por organizações nacionais e internacionais.














A KSI deve fornecer aos clientes serviços de Consultoria & Treinamentos com qualidade e dedicação que supram ou excedam as suas expectativas, através do comprometimento na busca da melhoria contínua dos seus processos.




Edifício Monte Carlo - Av. João Pinheiro, 540, Sl 306 3º andar, Centro, Itabira - CEP 35900-539
(31) 3831-2614 /
(31) 99650-0333 / (31) 97125-1317
contato@ksiconsultoria.com.br
qualidade@ksiconsultoria.com.br


Copyright © 2021 - KSI Todos direitos reservados
Desenvolvido por